Atualmente a cultura japonesa vem se sobressaindo entre a população brasileira.Clássicos como DragonBall,Sakura Card Captors e Pokemon introduziram esse fenômeno no Brasil,em canais pagos como Cartoon Network.Desde 2003,todo mês de Julho ocorre um evento,Anime Friends,em que os otakus se reúnem e descobrem um pouco mais sobre a cultura japonesa,jogos etc.
Otaku é um termo que em japonês denomina pessoas maníacas em um determinado assunto (livros, jogos, musica, animes, mangás...). No Brasil,esse termo foi adaptado para pessoas viciadas na cultura japonesa,mais especificadamente animes,mangás e doramas.
Mangá é um tipo de HQ(histórias em quadrinhos)em que a leitura é feita no estilo oriental (direita para esquerda,cima para baixo,de trás pra frente) e sempre é vindo em preto-e-branco.Existem vários tipos de temas para cada mangá,como por exemplo:
-Shounen são focados para o publico masculino,em que são publicados em revistas mensais,tendo destaque a Shounen Jump,onde são publicados fenômenos como Naruto,Bleach,One Piece e Death Note.
-Shoujo são focados para o publico feminino,e são publicados em revistas mensais,em que se destacam a Lala e Ribbon,sendo a primeira lançando Kaichou! Wa Maid-Sama,K-ON!,Ouran High School Host Club e Kobato,e a segunda Aishiteruze baby,fruits basket.
-Yuri e Yaoi tratam-se de assuntos homossexuais,sendo Yuri relacionamentos lésbicos e Yaoi relacionamentos gays.
-Hentai são para maiores de 18 anos,em que é o tema é basicamente como uma pornografia,tendo como base o personagem masculino e todas as personagens femininas apaixonadas pelo mesmo.
-Ecchi é uma variante do hentai,sendo um pouco mais leve,ou seja,não mostrando explicitamente as cenas impróprias tendo muitas vezes o mesmo enredo de um hentai porém com pitadas de comédia,terror,ação,suspense etc. Resumindo,cenas tensas em que sempre haverá objetos bem posicionados,como por exemplo em Love Hina e Shukufuku no Campanella!Vale notar que em ecchis há muito fan-service e momentos muito apelativos,mostrando muitas pantsus(calcinhas) e seios avantajados.
-Lolicon é como uma comédia porém tem assuntos polêmicos já que para muitos apóia a pedofilia.Em lolicons trata de crianças e/ou adolescentes com excesso de moe(termo para algo muito fofo) e atraindo muito o publico masculino.
Animes são animações japonesas,eles podem se basear em mangás de sucesso,jogos(hentais são baseados em simuladores de encontro,jogos para maiores de 18).Exemplos de animes baseados em mangás são:Naruto,Bleach,One Piece,Death Note,Ouran High School Host Club,Kaichou!Wa Maid-sama,Vampire Knight,Kobato etc;e animes baseados em jogos temos:Devil May Cry,Shukufuku no Campanella!,Higurashi No Naku Koro Ni,School Days,Ragnarok:The animation,Final Fantasy,Mortal Kombat,etc.
Doramas são novelas ou séries japonesas e coreanas que estão ganhando um grande publico atualmente.Elas passam em canais como NHK e chamam a atenção do publico com seus temas de vida cotidiana e colegial.Existem animes baseados em doramas como por exemplo,Yamato Nadeshiko Shichi Henje.
Na musica tem muito destaque em J-Pop e J-rock,sendo muito famoso a banda visual Kei(travestir-se como meninas) The Gazzette.As openings(aberturas) e endings(encerramentos) de animes e doramas que trouxeram a grande influencia da musica japonesa no Brasil.
O termo cosplay(do inglês costume=fantasia e play=brincar) traduzido ao pé da letra “brincar de se fantasiar” é muito comum entre os otakus,principalmente em eventos,onde eles se fantasiam de acordo com um determinado personagem em que gostam ou se pareçam.Existem competições de cosplays,tendo destaque a YCC(Yamato Cosplay Cup).
Mangakas são pessoas que criam e vivem dos mangás.Porém para se tornar um mangaka antes você será um apostador,até sua historia tornar-se um grande sucesso a ponto de tornar-se uma série.Resumindo pessoas que querem viver disso tem a chance de 1 em 100.000
Todo ano ocorrem 3 grandes eventos de anime,todos feitos na cidade de São Paulo.O Anime Dreams ocorre em janeiro,Anime Friends em Julho e Ressaca Friends em Dezembro.
A cultura Japonesa é algo muito interessante,porém infelizmente sofre muito preconceito por certos grupos da sociedade.Bom pra acabar deixo somente esse pensamento:veja antes de tomar algum julgamento,já que um debate sem argumentos plausíveis só trará mais preconceitos e mais momentos idiotas.